powered_by.png, 1 kB
INÍCIO seta ESTUDOS BÍBLICOS seta ESPIRITO SANTO
ESPIRITO SANTO PDF Imprimir e-mail

Habitualmente fala-se muito sobre Deus e o Senhor Jesus, mas pouco se fala acerca do Espírito Santo, ainda menos sobre Seus atributos e actividade. É importante falar sobre Deus e o Senhor Jesus, mas é igualmente importante falar do ESPIRITO SANTO, e uma das razões principais para que se fale do ESPIRITO SANTO é porque se ouvem ensinos errados e mesmo heresias sobre o ESPIRITO SANTO.

É mais fácil formar um conceito de Deus Pai ou do Senhor Jesus. Porém, existe mais dificuldade em formar um conceito claro sobre o Espírito Santo.

Isto, por duas razões: 

1° - Nas Escrituras as operações do Espírito Santo são invisíveis, secretas e internas.

2° - O ESPIRITO SANTO nunca fala de Si nem se apresenta a Si mesmo. Ele vem sempre em nome de outro.
Fica oculto detrás do Senhor Jesus e nas profundezas do íntimo do ser humano.

O Espírito Santo não chama a atenção para Si próprio, mas somente para a vontade de Deus e para a obra salvadora de Cristo. (João 16:13)

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

A resposta para esta pergunta encontra-se estudando os nomes que lhE foram dados, e os símbolos que ilustram as suas obras.

A Bíblia nomeia o Espírito Santo de; “Espírito de Deus” (Rom. 8:14)  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. E ainda de; “Espírito de Cristo”  (Rom. 6:9) Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Não existe alguma distinção especial entre estes nomes, havendo um só Espírito, assim como há um só Deus.

Como Espírito de Deus significa que Ele é o executivo de Deus através do qual Deus criou o Universo e o sustenta. (Mt 12:28) Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demónios, logo é chegado a vós o reino de Deus.
O Espírito Santo é o dedo de Deus pelo qual Deus opera nas várias esferas. (Lc. 11:20) Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demónios, logo é chegado a vós o reino de Deus.

CONSOLADOR

Este é o nome dado ao Espírito Santo no evangelho de João nos cap. 14 e 17

Jesus ao falar com os Seus discípulos acerca da Sua partida para o Pai, eles ficaram muito tristes e abatidos. Então, Jesus para os animar prometeu enviar-lhes alguém para O substituir – O Espírito Santo – a quem chamou de CONSOLADOR.

-    No grego o nome “Consolador” é “Paracleto”, e significa alguém que é chamado para ficar ao lado de outro, para o ajudar em qualquer dificuldade.

-    Nos tribunais antigos, as pessoas com problemas com a justiça eram assistidas por um dos seus amigos mais ilustres, que no grego eram chamados de “paracleto”, ou no latim de “advocatus”

Estas pessoas ficavam junto do seu amigo réu ou queixoso, sem algum interesse financeiro, mas apenas para orientar, aconselhar, falar por eles, dar apoio e a ajuda que fosse necessária.

O ESPIRITO SANTO foi enviado ao mundo precisamente para estar com os crentes, instruindo-os, ajudando-os, protegendo-os e dar-lhes todo o apoio de que necessitam.

SIMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

O FOGO

Quando o Senhor tiver lavado a imundícia das filhas de Sião, e tiver limpado o sangue de Jerusalém do meio dela com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor. (Is. 4:4)

Eu, na verdade, vos baptizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos baptizará no Espírito Santo, e em fogo. (Mateus 3:11)

O fogo fala de purificação. O fogo é um meio para eliminar impurezas.
“tudo o que pode resistir ao fogo, fálo-eis passar pelo fogo, e ficará limpo;...” (Nm. 31:23)
“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. (Zac. 13:9)

O fogo serve ainda para aquecer e iluminar.

Esta é uma das operações do ESPIRITO SANTO no crente. Purificá-lo da impureza do pecado, manter seu espírito abrasado e com luz.

O VENTO

Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso.
8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego.
9 Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10 Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. (Ez. 37:7-10)

O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (João 3:8)

De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. (Actos 2:2)

O vento regenera a natureza através da chamada “polinização”.

Na primavera é o vento que de uma forma invisível limpa plantas e a vegetação em geral, transportando o pólen que germinando, fará brotar os mais diversos frutos.

O Espírito Santo actua de forma muito semelhante à do vento, limpando a vida do crente, colocando nele  o “pólen” que o fará dar fruto.

A ÁGUA

Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícies, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.
26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. (Ez. 36:25-27)

Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.
Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. (João 7:38,39)

A água é vital e imprescindível ao homem. Sem água (e sol) não existiria vida.

A falta ou a escassez de água tem feito cair impérios e desaparecer civilizações.

Onde faltar a água, esses lugares tornam-se desertos e inóspitos.

O nosso corpo tem entre 65% - 75% de água. Se perder 15% dessa quantidade conduz irremediavelmente à morte.

O mar é a principal fonte de vida na terra. Produz um efeito térmico moderando a temperatura, no verão produz fresco evitando que o calor abrase demasiadamente queimando grande parte da vegetação existente, ou provoque a morte de homens e animais. No inverno evita que as temperaturas baixem demasiado a ponto de toda a terra ficar congelada, o que seria catastrófico.

As árvores e as plantas fornecem-nos o oxigénio necessário para viver, mas são as plantas marinhas quem produz 70% desse oxigénio.

O Espírito Santo é tudo que a água faz na ordem material. O Espírito Santo ao inundar uma alma, limpa-a, purifica-a, refresca-a, sacia a sua sede, faz frutificar o que era estéril...

O Espírito Santo é imprescindível à vida espiritual.

Jesus disse que esta água é uma água viva e que salta (corre) para a vida eterna. Significa que é uma água não para armazenar, mas para ser desfrutada directamente da fonte.

Teremos sempre dessa água viva, na medida em que estivermos em contacto com a verdadeira fonte, que é o próprio Senhor Jesus.

O SELO  (Marca)

Este selo não é uma referencia apenas, ao mais comum dos selos que hoje conhecemos como selo postal, mas a todo o tipo de selos, particularmente aos tipos de selos mais usados na antiguidade, como, os sinetes e lacres das mais variadas espécies, até às marcas aplicadas nos escravos, animais e objectos, para identificar o seu proprietário.

Garantia de propriedade, inviolabilidade, autenticidade e validade.

“O qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações.”
(2° Cor. 1:22)
“No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,”
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 1:13 /4:30)

Sinal de autenticidade.

Para validar um documento ou uma ordem, este deveria ser selado com o sinete do respectivo autor ou autoridade.

Deus garante o dom da Sua salvação atestando com a Sua marca que é o Espírito Santo.

Sinal de segurança.

O selo servia também para garantir a inviolabilidade. Uma carta ou documento, como nas mais variadas situações o selo era usado como símbolo de segurança, dando a garantia contra apropriação ilícita por parte de estranhos.

Aquele que foi selado como o Espírito Santo recebe dEle um sentimento de total segurança e certeza de ser um filho de Deus. “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;” ( Romanos 8:16)

Sinal de propriedade.

Os homens desde sempre usaram como forma de expressar o seu conceito ao direito de propriedade, fazendo-o por meio da aplicação de uma marca (selo) identificando o que era seu.

Deus ao selar aqueles a quem salvou, dá provas de que os tais, são Sua propriedade e estão salvaguardados sob a Seu selo que é o Espírito Santo.

Esta é a marca que prova quem são aqueles que lhE pertencem.

O AZEITE

“Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.” (1° Samuel 16:13)

Através dos séculos o azeite tem sido associado como sendo símbolo da sabedoria, paz, abundância e glória.

No Velho Testamento o azeite era usado em rituais relacionados com a utilidade, frutificação, vida e transformação.

O uso mais comum dado ao azeite era como alimento, para iluminar, tratamento e cura de doenças, e para dar alívio à pele.

Do mesmo modo, na ordem espiritual, o Espírito Santo fortalece, ilumina, liberta, cura e alivia a alma humana.

A POMBA

“e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba;...”
 (Luc. 3:22)

Este é o símbolo mais conhecido que representa o Espírito Santo, sendo a única forma visível (corpórea) de uma das manifestações do Espírito Santo.

A pomba simboliza a brandura, doçura, amabilidade, paz, pureza e paciência.

Cristo referiu-se à pomba como sendo a encarnação da simplicidade.

“...portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas...”
(Mt. 10:16)

O ESPIRITO SANTO possui todas estas características, as quais procura revelar através das vidas de todos aqueles em quem habita.

O ESPÍRITO SANTO É DEUS EM SENTIDO ABSOLUTO? S i m !

1 -    Sua divindade  é provada através dos atributos divinos que lhE são aplicados; Ele é Eterno, Omnipresente, omnipotente e omnisciente.

“quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno...” (Hb. 9:14)
7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? (Omnipresente)
8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. (Omnisciente)
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. (Omnipotente)

2 -    Também lhE são atribuídas obras divinas, tais como; Criação, Regeneração e Ressurreição.

“A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava (voava) sobre a face das águas.” (Genesis 1:2)

“O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” (Job 33:4)

Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (João 3:5-8)

E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (Rom. 811)

3-    Na palavra de Deus (Bíblia) o Espírito Santo é classificado junto e em igualdade com o Pai e o Filho.

“...fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mat. 28:19)

“4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.”
(1° Cor. 12:4-6)

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.”  (2° Cor. 13:13)

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA OU APENAS UMA INFLUÊNCIA?

Sua Personalidade.

Como claramente comprova a Bíblia o Espírito Santo é Pessoa, sendo uma das três Pessoas que constituem a Trindade Divina.

Como prova de personalidade entende-se todo aquele que possui sentimentos, vontade e inteligência.

O ESPIRITO SANTO como comprovam muitas das passagens Bíblicas não é (como dizem alguns) a força activa de Deus, ou outra qualquer “coisa”, pois possui todos os atributos de Pessoa, sendo ainda divino, logo, é Deus.

Pode ser entristecido. (sentimentos) “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus” (Ef. 4:30
Distribui dons conforme Seu querer. (vontade própria) “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”
(1° Cor. 12:11)
Examina e ensina. (inteligência) 10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. (1° Cor. 2:10-13)

Seus actos.

Também os Seus actos mostram a evidência da Sua personalidade.

Ensina:     “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas,” (João 14:26)
Testifica:    “Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;” (João 15:26)
Guia:        “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” (Rom. 8:14)
Convence:    “E quando ele (o ESPIRITO SANTO) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:“ (João 16:8)
Ordena e dirige:    “Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.” “Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (Act. 8:29/13:2)
Opera milagres:    “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.” (Act. 8:39)
Intercede:    “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rom. 8:26)

Reacções do homem perante o ESPIRITO SANTO que provam Sua personalidade.

Podemos mentir ao ESPIRITO SANTO:     “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?” (Actos 5:3)
Podemos resistir ao ESPIRITO SANTO :    “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós.” (Actos 7:51)
Podemos  ofender o ESPIRITO SANTO :    “... se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.” (Mat. 12:31) “de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?
(Hb. 10:29)

Todas estas e outras passagens Bíblicas demonstram ser o Espírito Santo uma Pessoa e também fazendo parte do ÚNICO DEUS que se revela de uma forma TRIUNA.
CONCLUSÃO

O Espírito Santo sendo Deus é Eterno, sem principio nem fim. Em outras épocas a Sua acção foi menos activa, mas após a ascensão do Senhor Jesus para o Pai, Ele foi enviado à Terra para testificar de Cristo e da Sua divindade; convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo.  Regenerando, Santificando, e distribuir Dons aos crentes.

Quando o Espírito Santo concluir a Sua missão de formar um corpo (a Igreja) do qual Cristo é a Cabeça, então, Cristo virá aos ares para tomar o Seu povo, também chamados de Sua NOIVA.

O Espírito Santo terminará então esta Sua missão nesta dispensação conduzindo a Igreja até ao Seu NOIVO e Cabeça – Cristo.

O Espírito Santo como Deus que é, sendo omnipresente está sempre em toda a parte, mas a partir desse momento passará a ter um nova relação com este mundo.

Estudo adaptado e preparado por; Carlos  Alberto Oliveira.
Junho de 2001
 
© 2007 Igreja Evangélica em Algeriz