powered_by.png, 1 kB
INÍCIO seta REFLEXÕES seta O GENUÍNO CRENTE É PERSEVERANTE
O GENUÍNO CRENTE É PERSEVERANTE PDF Imprimir e-mail


A perseverança tem o efeito de fazer as dificuldades desaparecerem, mesmo que elas continuem presentes. A perseverança tem mais poder que a força e conduz ao êxito, pois leva-nos a tentar sempre mais uma vez até a vitória.

Devemos ser perseverantes como as ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para recomeçar. Quem persevera cresce, amadurece, frutifica, vence. A convicção e a perseverança são irmãs. Os perseverantes são firmes.

A perseverança identifica o verdadeiro crente. “Jesus dizia, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32).

Os verdadeiros discípulos de Jesus são os que perseveram. Isso é o que menos acontece hoje em dia. É como diz a parábola do semeador; dos quatro tipos de terrenos onde caiu a semente da palavra de Deus, apenas um frutificou com perseverança (Lucas 8.4-15).

A perseverança santifica o verdadeiro crente. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6)

 A salvação do cristão tem três tempos, a justificação no passado, a santificação no presente, e a glorificação no futuro. Deus começou a fazer a boa obra em nós e que há de completá-la até o nosso encontro eterno com o Senhor Jesus.

É assim que Deus nos santifica, ao longo da caminhada. Ele espera para ter misericórdia de nós (Isaías 30:18), o que quer dizer que devemos ter paciência com as nossas imperfeições e perseverar no desenvolvimento da nossa salvação (Filipenses 2:12).

A perseverança glorifica o verdadeiro crente. “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma” (Lucas 21:19). Nas palavras de Jesus, quem não perseverar obviamente não chegará lá.

Ele disse: “E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 10:22). Muitos têm desistido ao longo do caminho e já não querem andar com Jesus (João 6:66).

Mas isso já estava previsto. A Bíblia diz: “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam connosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.” (1 João 2:19).

Só reinarão com Cristo os que perseverarem. “Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (2 Timóteo 2:12).

O apóstolo Paulo persuadia os que creram a perseverar na graça de Deus (Actos 13:43). A perseverança não é um meio e não é um mérito para a salvação, mas é uma evidência indispensável de que alguém é de facto salvo em Cristo Jesus.

Portanto, corramos com perseverança a corrida cristã, olhando firmemente para Jesus o Autor e Consumador da fé (Hebreus 12:1-2). Perseveremos em obedecer á palavra de Deus, perseveremos na comunhão e nas orações (Actos 2:42).

Todos os que perseveram firmes são felizes (Tg 5:11). Nunca devemos desistir.

JLO

 
© 2007 Igreja Evangélica em Algeriz