powered_by.png, 1 kB
INÍCIO seta REFLEXÕES seta UNIÃO NA ORAÇÃO
UNIÃO NA ORAÇÃO PDF Imprimir e-mail

Êxodo 17:8-13
A IMPORTANCIA DA UNIÃO E COLABORAÇÃO ENTRE TODOS
O povo de Amaleque odiava ao extremo o povo de Deus – Israel, procurando combater contra eles continuamente.

Devido a isso muitos vêem em Amaleque uma figura da carne e em Israel uma figura do Espírito, que como Paulo escreveu aos Gálatas, estes dois, o Espírito e a carne estão continuamente em luta.

O crente no Senhor Jesus que procura fazer a vontade de Deus, experimenta diariamente esta luta entre a sua velha natureza e a nova natureza – a carne e o Espírito.

Nesta batalha entre Amaleque e Israel aconteceu algo muito importante e que foi determinante para decidir o vencedor nesta luta.

Nesta passagem temos em evidencia os líderes e os soldados, cada um no seu posto foram determinantes devido à sua união e colaboração para o mesmo fim; a vitória sobre Amaleque.

Enquanto Josué liderava as tropas no combate contra Amaleque, Moisés, Aarão e Hur foram para o monte.

Os 3 subiram ao monte com o propósito de enquanto decorria a batalha, orar a Deus para que fosse dada a vitória ao Seu povo.

Moisés enquanto orava levantava a sua mão com sua vara, e então Israel prevalecia contra Amaleque. Mas como seu braço se cansava, ele o abaixava e acontecia que Amaleque prevalecia sobre Israel.

Como o ser humano tem seus limites, a dado tempo Moisés já não tinha mais forças para poder levantar sua vara.

É assim também na igreja. Muitas vezes os líderes de tanto intercederem pelo rebanho de Cristo, por vezes ficam sem forças e como Moisés precisam ser ajudados.

Neste caso, Aarão e Hur foram muito importantes para Moisés e para a vitória de Israel.

Através de Moisés e com a ajuda de Aarão e Hur, Deus deu a Israel a vitória sobre Amaleque.

Esta história que se passou com Isarel dá-nos uma grande lição da importância e do que representa a cooperação e a oração entre o povo de Deus, e de como quando todos se unem no mesmo espírito, mesmo nas mais duras lutas, Deus vai dar-nos a vitória.

Todos sabemos que sem a intervenção de Deus nós nada podemos, mas em muitas situações, como foi no caso desta passagem é muito importante a colaboração entre os filhos de Deus.

Em resumo, nós aprendemos nesta passagem a importância da união e colaboração entre todos, os líderes e os não líderes e de que não conseguiremos fazer o trabalho de Deus e sair vencedores sozinhos, mas precisamos uns dos outros.

Mesmo Moisés que foi um grande líder precisou de ajuda para levar a cabo a sua tarefa, não só neste caso mas em toda a sua vida à frente do povo de Israel.

Aprendemos ainda uma outra grande lição de que não devemos nunca subestimar o inimigo, pensando que não precisamos fazer nada porque Deus vai fazer tudo, mas nós devemos fazer a nossa parte, seja individualmente, quer colectivamente.

Por isso, nós estamos aqui uma vez mais para lutar em oração. Durante o resto do mês nós o fazemos a sós, mas hoje aqui, nós o fazemos em conjunto porque isso é muito importante, pois assim sentimos o apoio e a força uns dos outros.

Se o fizermos com convicção e fé e em colaboração num espírito de união, podemos ter a certeza que Deus nos vai dar a vitória.

Que Deus nos ajude e abençoe. Amén

 
© 2007 Igreja Evangélica em Algeriz