POSSO TODAS AS COISAS

Autenticação

powered_by.png, 1 kB

INÍCIO seta INÍCIO seta OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO
OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO PDF Imprimir e-mail

Efésios 2:8 – Fp. 2:12 – I Pd. 1:1-5
Três passagens que falam de salvação, mas de uma salvação diferente, vulgarmente chamada de salvação três tempos – passada, presente e futura. Vou falar-vos  sobre os três  tempos  ou  aspectos  da salvação. Não confundir  com estágios ou estádios da salvação, que isso não existe.
A salvação é completa desde o primeiro instante, mas como nos revela a palavra de Deus, ela tem três aspectos.

Vou começar por fazer uma afirmação que para alguns poderá parecer ridícula. A afirmação é esta: Na Bíblia a mesma palavra em determinadas situações pode não ter o mesmo significado.

Alguém poderá perguntar: como pode ser isso?

Bem, na realidade uma palavra isolada tem sempre um único significado, mas certas palavras podem mudar ou variar de significado conforme o seu contexto.

Por isso é que muitas vezes surgem mal-entendidos, devido a não se respeitar o contexto do texto em questão, ou o global de toda a Bíblia.

Pegando numa passagem isolada podemos deturpar todo o ensino Bíblico.

Um exemplo disso é a palavra salvação. Encontramos a palavra salvação aplicada a diferentes situações. P. ex. salvação eterna da alma e do espírito, salvação da corrupção do mundo, salvação física, etc. etc. O mesmo poderíamos dizer da palavra ressurreição e outras.

Como já perceberam pelas leituras que fizemos que vamos falar a respeito da palavra salvação.

1º  - Salvação  como um facto já consumado. (no tempo passado)

2º - Salvação que vai acontecendo progressivamente. (no tempo presente)

3º - Salvação que virá, que está por acontecer. (no tempo futuro)

Como acontece nos versículos que lemos e outros, temos uns que nos dizem que estamos salvos, outros que nos dizem que nos devemos ocupar da nossa salvação e outros que nos dizem que havemos de ser salvos.

Afinal, já somos salvos, estamos sendo salvos ou ainda iremos ser salvos?

Só estudando a palavra de Deus em detalhe chegaremos à compreensão correcta do que significam essas passagens.

Lendo atentamente Efésios 2:1-8 vemos que o apóstolo está a falar de salvação no aspecto espiritual, respeitante ao nosso espírito, usando sempre a forma verbal no passado.

Ex. “vos deu vida… quando estáveis mortos vos vivificou… noutro tempo andaste…, antes andávamos nos desejos da nossa carne… éramos por natureza filhos da ira… estando nós ainda mortos em nossas ofensas… nos vivificou… nos ressuscitou… pela graça sois salvos…”

Vemos com clareza que a respeito desta salvação, todos que já confiaram em Cristo, já se encontram salvos e até como diz no verso 6, sentados em Cristo nos lugares celestiais.

Portanto, a este respeito não restam qualquer dúvidas; a salvação está assegurada a todo aquele que crê em Cristo.

Passando adiante, procuremos entender o que nos diz Fp. 2:12
“…Operai a vossa salvação com temor e tremor;”

Uma coisa é já ter vida espiritual tendo Cristo morando em nós, outra coisa ainda mais profunda é que Cristo seja formado em nós e seja engrandecido em nossa carne.

A intenção de Deus não é só de nos salvar e que Cristo habite em nós, mas que Ele se forme em nós e nos transforme conforme à Sua imagem.

Daí que, a salvação é tri-partida. Assim como o homem é trino, a salvação teria de ter 3 aspectos. Começando no nosso espírito, passando pela alma, concluindo-se no corpo.
Em Lucas 21:19 o Senhor Jesus disse: “na paciência ganhareis (ou salvareis) as vossas almas”

A alma é a sede dos nossos pensamentos, sentimentos, emoções e vontade; isto indica que salvação não é só ter Cristo em nós, mas que também Ele ocupa os nossos pensamentos, sentimentos, emoções e vontade.

Ou seja, como diz o ap. Paulo aos Gálatas: “não mais eu que vivo, mas Cristo vivendo em mim”

Aqui sim, a salvação toma o aspecto de progressiva, porque diz respeito à nossa santificação prática.

É o que Filipenses 2:12 nos quer transmitir, dizendo-nos que operemos (cuidemos) a nossa salvação, dando lugar a Cristo na nossa vida.

Primeiramente temos a regeneração, chamada de novo nascimento que é instantânea e se dá no momento que recebemos Jesus pela fé, passando a ter nova vida.

Esta vida está e é completa. Ela é como uma semente que é semeada que agora vai começar a frutificar. Esse fruto revela-se através da nossa alma, pelas atitudes, forma de pensar e viver.

Temos uma salvação que é completa, mas que segundo a Bíblia devemos cuidar e ocupar-nos dela para que essa salvação seja visível e palpável, e assim Deus seja glorificado em nós e por nós.

Isso só acontece quando a nossa salvação flui do espírito para a alma.

Então, é necessário que efectuemos esta salvação. Não para a conservar porque ela não se pode perder, mas para aplicá-la na prática do nosso viver diário.

Este é um trabalho que compete aos salvos. Agir diariamente de modo que a sua salvação se veja através da nossa alma.
Passando ao terceiro aspecto, vejamos a salvação respeitante ao nosso corpo.

Quando Deus criou Adão, não o criou aquilo que somos nós hoje, porque entretanto apareceu o pecado e por causa disso o homem foi afectado de imediato no seu espírito e progressivamente na sua alma e também no seu corpo.

Alma e corpo que ficaram sujeitos e passaram a padecer de muitos males, que todos conhecemos bem e até temos experimentado.

Mas Deus no Seu plano de salvar o homem, incluíu também livrá-lo da sua condição adâmica após ter pecado.

Deus tem por objectivo a restauração do nosso corpo.

Como sabemos, será através da ressurreição, no caso de já termos morrido, ou pela transformação, caso estejamos vivos quando o Senhor Jesus regressar do céu para arrebatar os Seus.
Assim como Jesus depois de ter morrido veio a ressuscitar com um corpo glorioso, está prometido a todos que O recebem como Salvador, que receberão corpos semelhantes ao dele.

Um corpo em que não haverá mais o sofrimento, doença, tristeza, lágrimas, e que viverá eternamente, o que como crentes, todos devemos ansiar receber.

Não sei se tu já estás salvo. Para os que porventura ainda não estejam salvos eu aconselho:

Para seres salvo, a primeira coisa que precisas fazer é depositar a tua fé completamente no Senhor Jesus, arrependendo-te dos teus pecados e confessando-os a Ele.
Para os que já são salvos, aquilo que devemos fazer, é deixar que a vida que vivificou o nosso espírito, flua para a nossa alma, para que assim todos vejam que somos de Cristo e o nome de Deus seja glorificado.

Se porventura o teu corpo está débil e muito enfraquecido, alegra-te porque isso é só questão de tempo e também o teu corpo será salvo, para viveres eternamente com O Senhor Jesus e todos os Seus remidos.
Esta é a vida que vale a pena e na qual devem pensar constantemente os que ainda não a tem.

De contrário, poderás ter tudo nesta vida, ser bem sucedido, gozar todos os prazeres que a carne e o mundo oferece, mas isso durará algum tempo que será muito breve.
Quando chegares à eternidade, serás o mais infeliz dos homens, vivendo eternamente lamentando-te do terrível erro de não teres dado ouvidos aos conselhos e avisos de Deus.

Conclusão

I João 3:1-3
Deste texto gostaria de tirar as 3 ideias importantes sobre o que vos falei.

1 – (v.1) Os que creram em Cristo, passaram a ser chamados filhos de Deus. ( no passado; salvação do espírito)
2 – (v.3) Quem nele tem esta esperança, purifica-se…   ( no presente; vivendo a salvação - o processo de santificação)
3 – (v.2) Quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele… (no futuro; salvação do corpo)

Como já disse antes, o ser humano por causa da desobediência pecou contra Deus. Como consequência foi afectado no espírito, na alma e no corpo.

Convém por isso e é necessário que ao ser salvo, a salvação se efectue nestas 3 partes.

Ao espírito já chegou, quando pela fé cremos e fomos regenerados.

À alma está chegando, conforme vamos vivendo vidas mais consagradas a Deus.

Ao corpo, irá chegar um dia. Seja por meio da ressurreição ou pela transformação, quando o Senhor Jesus vier buscar os que lhe pertencem.

Que todos nós quando Jesus vier, seja para irmos  e estamos com Ele para sempre.

Que Deus te abençoe. Amén

Janeiro 2009
Carlos A. Oliveira

 

Versículos Bíblicos

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigénito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna.

João 3:16
 

Aniversários

Hoje não temos membros aniversariantes.

ULTIMO JORNALECO Nº 28 PDF

VIDEO CLIP DA SEMANA

VÍDEO CLIP DA SEMANA
JOE VASCONCELOS
TU ÉS MAIOR

Quem está Em Linha

 Nenhum membro online

ESTATÍSTICAS

 Hoje5
 Ontem54
 Esta semana224
 Este mês1574
 Total de visitantes161548

TODO O DIA COM JESUS

© 2007 Igreja Evangélica em Algeriz