powered_by.png, 1 kB
INÍCIO seta MENSAGENS seta O CONVITE DE JESUS
O CONVITE DE JESUS PDF Imprimir e-mail

A missão do crente é falar de Jesus como principal objectivo. Os que pregam tem a mesma missão redobrada.
Por vezes fala-se sobre  muita coisa e Jesus fica de fora ou em lugar secundário.
Por vezes ouvimos falar mais sobre o diabo e o seu poder, que de Jesus e do Seu poder.


Precisamos não esquecer que o tema principal da palavra de Deus é Jesus, e esse deve ser também o nosso.
Hoje queria falar-vos do convite mais conhecido que o Senhor Jesus fez quando esteve neste mundo.

Este convite tem sido importante e fundamental na conversão de milhões de pessoas neste mundo até aos dias de hoje, e de certeza que irá continuar enquanto o mundo existir. Quando alguém nos faz um convite, normalmente isso significa que a pessoa tem estima por nós. Mas por vezes há convites que são feitos por interesse ou para se aproveitarem de nós.

No caso deste convite de Jesus, podemos estar seguros que é um convite sincero e apenas para o nosso bem e interesse.

MATEUS 11:28-30

Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

A todos que vão às compras ao hipermercado acontece termos na mesma prateleira vários produtos com marcas diferentes e que são para o mesmo efeito ou finalidade. P. ex. detergentes, champôs, produtos de higiene, etc..

Começando a ler os rótulos de cada um, chegamos ao ponto de ter dúvidas e a não sabermos qual o produto que havemos de comprar.

Ao pensamos nisto, podemos transportar esta mesma imagem para o campo da religião.
Neste mundo conhecemos várias religiões e todas falando de Deus, mas quando uma pessoa pouco esclarecida e conhecedora da palavra de Deus começa a ouvir as religiões, acaba ficando confuso e baralhado, e é normal ouvirmos as pessoas dizerem que estão confusas e não sabem qual a melhor religião ou a que fala verdade.

Porém, se ouvirmos Jesus e a Sua palavra, isso não acontece, porque Deus fala claro e diz-nos o que realmente precisamos para sermos salvos, e o único modo como isso é possível.

Os homens podem divergir e com a mesma Bíblia apresentar-nos várias formas de sermos salvos, mas a Bíblia diz que há  só UMA forma, e essa é aceitando o convite de Jesus.

SERÁ QUE ESTE CONVITE TE INTERESSA?

PARA QUEM É ESTE CONVITE DE JESUS?

Jesus disse: “VINDE A MIM TODOS”  O Seu convite é universal. Ou seja, é para todos.
Ninguém está excluído ou pode achar-se excluído. Seja pela sua condição social, raça ou cultura. Por ser rico ou ser pobre. Por ser sábio ou ser analfabeto.

Jesus quer que os homens saiam da sua posição onde se encontram que nada tem que ver com raça, cultura ou posição social, mas que tem que ver com a sua posição de estar LONGE dEle. Por isso Ele diz: VINDE A MIM TODOS.

A seguir Ele diz: “Vós todos CANSADOS e OPRIMIDOS”

Afinal Jesus fala para todos, mas que se sintam cansados e oprimidos.

Há muita gente que ouve este convite de Jesus, mas não se consideram cansados e oprimidos e então o convite deixa de ter efeito para eles.

Apesar de estarem cansados e oprimidos por muitas coisas; pela religião, pelos vícios e pecados e pelo mundo, eles teimam em não reconhecer isso. Então não aceitam o convite e Jesus não pode dar-lhes aquilo que quer dar, que é PAZ e DESCANSO.

Tem muita gente que gosta de Jesus e tem grande admiração por Ele, mas que continua sem aceitar este convite, porque razão?

Para eles existe um grande problema. Eles queriam que fosse o contrário.

Eles querem que fosse Jesus a vir a eles, mas isso não é possível. O Homem é que terá de ir a Jesus.

Muito querem um Jesus que se adapte ao seu modo de viver, de ser e pensar.

Jesus é Deus e como Deus que é, Ele não pode pactuar com o pecado, e é por isso que tem de ser o Homem a ir a JESUS, e se adaptar e submeter a Ele.

O Senhor Jesus convida o Homem a ir a Ele para o livrar do jugo que ele carrega e dar-lhe o Seu JUGO. (“tomai sobre vós o MEU jugo…” v. 29)

NÃO SERÁ JESUS QUE TOMA O JUGO DO HOMEM, MAS O HOMEM QUE TERÁ DE TOMAR O JUGO DE JESUS.

O que é isto de tomar o jugo?

Falemos primeiramente do que é um jugo. O jugo é algo que liga ou que une.

O caso mais falado em sentido literal é aquilo que chamamos “canga” e que serve para juntar 2 animais para que se mantenham lado-a-lado e assim consigam trabalhar em harmonia. Podemos dizer então que “jugo” serve para se andar lado a lado.

Mas a Bíblia fala de outros géneros de jugos em sentido figurado que são negativos e prejudiciais para o homem e de que Jesus nos quer libertar.

A Bíblia fala do jugo do pecado que mantém o homem escravo sob o pecado. Como fala da religião como um jugo que oprime (Actos 15:10), ou do casamento que muitas vezes por haver jugo desigual se torna um peso difícil de levar, etc, etc,

O Homem vive subjugado por muitas coisas e Jesus quer tornar o Homem livre, livrando-o , para lhe dar um JUGO que é  SUAVE.

Para muitos a ideia de jugo assusta-os, pois acham ou receiam que o jugo de Jesus seja demasiado difícil para eles. Mas se Jesus diz que Seu jugo è SUAVE, acreditamos ou não no que Ele diz?

Tomar o jugo de Jesus não é trocar uma carga por outra carga. Se alguém entende desta forma o convite de Jesus, está totalmente errado.

Tomar o jugo de Jesus não significa que eu fico de um lado carregando a minha parte e Jesus do outro, carregando outra parte.

A palavra jugo aqui representa simplesmente SUBMISSÃO, em que Jesus se torna nosso GUIA, e em que NÓS deixamo-nos guiar pelo caminho da justiça, sentindo prazer em ser guiados por Ele.

É viver em obediência a Jesus , vivendo e aprendendo dele todos os dias, e assim nós temos DESCANSO, porque sabemos que Ele nos leva para o melhor lugar e que é o céu.
Não estou a querer dizer que quando alguém vai a Jesus, se acabam os problemas e o sofrimento.

Significa sim, o CONTRASTE entre aquilo que é o JUGO de Jesus e os outros jugos.
O jugo e o fardo de Jesus é suave e leve. Em Jesus temos PAZ e DESCANSO, enquanto que os outros jugos só nos oprimem e trazem cansaço.

Podemos continuar a ter problemas de saúde, de dinheiro, com os vizinhos, com os chefes no emprego, etc. etc.  Mas apesar disso, se temos tomado o jugo de Jesus, podemos ter paz e descanso, pois sabemos que venha o que vier, o nosso futuro está por Ele garantido, porque Ele já nos libertou do  fardo e do jugo dos nossos PECADOS.

Para que isso aconteça só precisamos fazer o que Ele diz. IR A ELE, TOMAR O SEU JUGO E APRENDER DELE. ENTÃO, ACHAREMOS DESCANSO PARA A NOSSA ALMA.

AINDA SENTES RECEIO DE IR A JESUS? Ninguém poderá oferecer-te o que Ele  te oferece. Nele podemos confiar. Se Ele diz que te dará descanso para a tua alma, podes acreditar.


No início falei de alguma dificuldade em escolher certos produtos para nossa higiene e alimentação, pois não sabemos qual o melhor ou mais adequado.

Pois bem, temos uma maneira simples de o fazer: experimentando.

Se o que ouviste te suscita dúvidas, tens também esta possibilidade de experimentar.

Experimenta ir a Jesus e verás que é verdade tudo isto. Muitos já o fizeram e não se arrependeram de o ter feito. Eles são a prova e o testemunho de que podes confiar, mas nada como experimentares tu mesmo.

A decisão depende de ti. Ninguém pode ir a Jesus na vez de outro.

Cada Um terá de o fazer por si próprio.

Se o fizeres serás bem-aventurado e feliz eternamente. Se o não fizeres,  vais lamentar pela eternidade fora, mas será demasiado tarde.

Que Deus te ajude a aceitar este CONVITE de Jesus.

Deus te abençoe.

Carlos A. Oliveira
Ag. 2009
 
© 2007 Igreja Evangélica em Algeriz