Incluído nos eventos do Cinquentenário da nossa igreja local, realizou-se a 3 de Junho o piquenique e em simultâneo o Torneio de Futebol de 5 entre 4 igrejas; nossa igreja local, mais as 3 igrejas convidadas, igreja em Oiã, Centro Bíblico de Nogueira da Regedoura e igreja Assembleia de Deus em Vale de Cambra.
Atmosfericamente o dia foi de autêntico verão, muito quente e soalheiro. À hora marcada quase todos já se encontravam no local cheios de boa disposição e vontade em participar.
Primeiramente foi começar a escolher e colocar suas mesas, guarda sol… preparar fogareiros e grelhador… Enquanto uns iam conversando, os mais pequenos brincando no parque infantil, outros se preocupavam em se equipar para participar nos jogos de futebol, o irmão Ernesto fazia os preparativos para grelhar a carne, as irmãs, Rosa, Ema, Cláudia, Ana Maria e Silvia faziam o mesmo na cozinha para prepararem o arroz de feijão.
Entretanto o irmão Américo trazia 2 mesas grandes e toldes para abrigar do sol, o irmão Augusto trouxe também vários guarda sois e com eles foi resolvendo alguma escassez de sombra em alguns locais.
Antes de se iniciar qualquer actividade, juntamo-nos para orar pedindo a direcção e protecção do Senhor para todas as coisas.
No campo de jogos ia decorrendo o torneio e já Algeriz ganhava a Nogueira, começava-se então a ligar fogões e a ascender o grelhador. O irmão Manuel colocava a carne, o irmão Ernesto e A. Resende viravam, tiravam e deitavam nas panelas e confirmava-se aquilo em que ninguém acreditava; uma garrafa de plástico cheia de água colocada no meio das brasas, evitava que a gordura que caía da carne se incendiasse, e assim foi durante mais de uma hora a grelhar, nem uma vez foi preciso deitar água para apagar labaredas.
Pouco antes das 13 horas foi dada ordem para se formar fila para ir buscar a refeição, um delicioso arroz de feijão muito bem confeccionado com bacon que lhe dava um gosto especial e muito saboroso, com a fêveras, costeletas e barrigas muito bem temperadas e a salada, tudo bem “regado” com o que cada um levou de casa. Depois de todos comerem e ficarem bem saciados, sobrou ainda muita comida.
Após o almoço veio o alimento espiritual. Depois de alguns coros cantados com alegria e animação, o irmão Hélder muito a propósito falou-nos do milagre em que o Senhor Jesus multiplicou os pães e os peixes e saciou uma grande multidão, e em que naquela ocasião o Senhor também saciou a todos e ainda sobrando muita comida. O Senhor é um Deus de abundância quando nós confiamos nEle de verdade.
De seguida foi dada continuação ao torneio de futebol, alguns foram até ao campo de jogos que ficava mesmo ao lado, apoiando os atletas e equipas da sua preferência. Uns estavam mais alegres porque iam ganhando, outros menos alegres pela razão inversa, mas todos com muita alegria e fair-play.
Após o último jogo voltamos a estar todos juntos no local do piquenique para o lanche. A seguir ao lanche foi feita a cerimónia de homenagem às equipas e atletas participantes no torneio, com a distribuição de medalhas a todos os atletas e uma taça a cada equipa. Os vencedores do torneio foram a equipa da igreja assembleia de Deus em Vale de Cambra, ficando a igreja em Oiã em segundo lugar, a igreja em Algeriz em terceiro e a igreja em Nogueira da Regedoura em quarto lugar. Antes de terminar cantamos ainda os parabéns à jovem Márcia que completava os seus 16 anos
Foi um belo dia de convívio e confraternização entre irmãos de várias igrejas, em que Deus esteve entre nós, quer nas conversas, nos cânticos, na meditação da Sua palavra, como em nos guardar e proteger, pois aparte de uns pequenos entorses e pisaduras decorrentes da disputa do esférico que corriam atrás na ambição de marcar um golo, tudo correu maravilhosamente bem, estando nós por isso muito gratos ao nosso Deus ao qual já agradecemos em oração no local, como tínhamos iniciado pedindo sua guarda, e assim nos despedimos uns dos outros, um pouco cansados mas alegres no Senhor por nos ter abençoado em tudo.
Agradecimentos: Gostaríamos de agradecer reconhecidamente aos que mais contribuíram para a realização de mais este evento de convívio e confraternização entre todos nós. À Junta de Freguesia de Codal, Grupo Desportivo de Codal, às irmãs e irmãos cozinheiros, todos que ajudaram, contribuíram e oraram por este evento, como a todos que participaram e que foram em número muito assinalável, cerca de 120 pessoas.