powered_by.png, 1 kB
INÍCIO seta MENSAGENS seta COMO PROTEGER OS OLHOS
COMO PROTEGER OS OLHOS PDF Imprimir e-mail

Mateus 6:22-23
Certamente que todos nós já ouvimos algumas vezes conselhos médicos que nos ensinam como devemos proteger os nossos olhos contra este ou aquele perigo.
Com a ajuda do Senhor gostaria de falar-vos de outro tipo de perigos que entrando pelos nossos olhos são um grande perigo para a nossa alma.

Deus quando criou o homem, como nós sabemos, criou-o em 3 partes distintas. Com corpo, alma e espírito.

Cada uma destas partes é formada ou constituída por seus próprios elementos particulares.

O corpo como se sabe, consiste em membros e órgãos. À alma atribui-se as nossas emoções. O nosso espírito é em termos simples a nossa mente que nos faz seres pensantes e diferentes de todas as outras criaturas.

Somos os únicos seres da criação que tem capacidade para pensar inteligentemente, porque recebemos algo de especial que é à imagem da semelhança de Deus. Isso é o espírito.

Como sabemos, Deus criou o homem puro e sem pecado, mas com a liberdade para escolher entre o bem e o mal.

Porém, deixando-se enganar por Satanás, o homem escolheu o mal.

Daí resultou que quer o corpo, a alma e o espírito do homem ficaram contaminados pelo pecado, e a partir daí a sua inclinação é pecar e fazer o mal.

A Bíblia diz-nos que quando Satanás tentou a Eva no Jardim do Eden por meio daquele fruto proibido, ele convidou Eva a olhar para o fruto daquela árvore, e daí veio o desejo de o comer, cedendo à tentação desobedeceu a Deus.

Satanás continua ainda hoje utilizando a mesma astúcia, levando os homens a pecar e na maioria dos casos continua a fazê-lo usando os nossos olhos.

Isto é tão verdade que a Bíblia em 1° de João (2:16) apresenta como os 3 maiores males que afectam o homem, a concupiscência (inclinação desordenada para os prazeres) da carne, a soberba da vida (ambição, arrogância, avareza), e a concupiscência dos olhos. (desejo e cobiça)

O diabo conhece bem a nossa fragilidade, e procura que nos afundemos cada vez mais no lamaçal do pecado.

Ele conhece não só que somos fracos, mas ele conhece em particular quais são os nossos pontos mais fracos, entre eles, os nossos olhos. Então ele ataca-nos por aí, e fá-lo cada vez mais com maior força.

Se fizermos uma análise sincera ao porquê de certos comportamentos humanos, chega-se à conclusão que a grande causa se deve ao tipo e qualidade de coisas que vemos.

Quando se diz que as crianças e os homens em geral estão cada vez mais violentos, é normal explicar isso ( e todos concordam) dizendo que isso é fruto das imagens transmitidas pela TV e nos filmes.

É facto aceite que aquilo que nós vemos, seja bom ou mau exerce influência no nosso comportamento, acabando por produzir as respectivas consequências.

Conclusão: Como diz o Senhor Jesus na passagem de Mateus 6:22,23, somos o resultado daquilo que forem os nossos olhos.

O mundo de hoje está cada vez mais propício para que Satanás se aproveite e explore esta nossa fragilidade que são os nossos olhos.

Somos atacados cada vez em maior quantidade através dos olhos, para muitas coisas, principalmente para que pequemos e nos afastemos de Deus.

O diabo é inteligente e explora de forma ardilosa tudo o que sirva para atingir os nossos olhos, porque ele sabe que é por aí que se chega ao nosso subconsciente, e conseguirá conquistar o centro do nosso ser.

Então, o mundo que se encontra no maligno tem inventado e vai inventando cada vez mais coisas, mas muito especialmente na área do visual.

Usando toda a força que o visual tem, o mundo vai influenciando o homem a fazer aquilo que pretende que o homem faça.

A pressão sobre os nossos olhos é cada vez mais terrível. Os meios audiovisuais bombardeiam-nos o dia inteiro, começando pelo consumo. ( hoje compramos muitas coisas que não nos fazem qualquer falta, porque cedemos à pressão da publicidade que vemos. Depois dizemos que o dinheiro não dá para nada... se calhar até nos desculpamos de não contribuir mais para a igreja... porque gastamos demasiado em coisas que não servem para nada)
Os nossos olhos vêem as imagens da TV,  do cinema, da internet, os vídeo- clips, vídeo-games, a publicidade nas ruas, e até nas embalagens dos produtos que compramos…

Tudo isto tem por fim formar a nossa maneira de comprar, de pensar, nossos hábitos e costumes, e até da nossa mentalidade.

O grande perigo para todos entra por uma “porta” chamada olhos.

Uma novela p. ex. por vezes parece até muito inofensiva, mas se apreciarmos bem, os seus temas baseiam-se cada vez mais em assuntos que tem muito a ver com coisas que vão contra a vontade de Deus.

Há sempre um homossexual, famílias de pais separados pelo divórcio, paganismo, astrologia, ocultismo, etc. Isto para que as pessoas pouco a pouco se habituem e aceitem isto como coisa natural e sem mal algum.

Não vos estou a dizer que não se pode ver TV, ou jogar no vosso PC ou Play Station etc. mas para que tomeis cuidado com os vossos olhos, por que como o Senhor Jesus diz nesta passagem de Mateus 6, a: “candeia do nosso corpo são os nossos olhos, e que se os nossos olhos tiverem boa luz, será bom para nós, mas se suceder o contrário, tudo será tenebroso”.

Davi não teria nunca pecado se apenas acidentalmente tivesse visto Bateseba a tomar banho. O seu mal e o seu pecado deveu-se em deter o seu olhar naquela mulher, o que fez com que o desejo ilícito subi-se ao seu coração e se viesse a consumar o pecado.

Existem coisas que mesmo que queiramos não podemos evitar que os nossos olhos vejam, mas podemos escolher em ficar a olhar, ou afastar o nosso olhar.

Falei-vos dos perigos a que estão sujeitos os nossos olhos. Talvez alguns de vós penseis que quem já é do Senhor sabe defender-se de tudo isso.

Mas cuidado, o diabo é astuto, não é tão ingénuo como às vezes podemos pensar. Ele age não apenas de forma descarada, mas também sabe trabalhar muito sorrateiramente.

Já ouviram falar da palavra subliminar e merchandising?

Por vezes pensamos que só nos últimos dois séculos é que os homens fizeram grandes descobertas.

Gen. 30:25-43

Para resumir esta história: Jacob foi um dia a casa de seu tio Labão para casar com uma das suas filhas. Labão prometeu que depois de ele trabalhar para ele 7 anos lhe daria Raquel em casamento. No dia do casamento Labão enganou-o e deu como esposa Lea que era a mais velha. Jacob porém, queria casar com Raquel mas Labão exigiu que ele trabalha-se mais 7 anos para casar com Raquel.
Um dia, Jacob cansado de trabalhar para seu sogro, pediu a Labão para que o deixa-se ir fazer a sua vida à parte. Labão então propôs-lhe que ele pedisse o que queria receber para ficar consigo.
Jacob então fez-lhe a seguinte proposta: Ficaria na  condição de que a partir de agora tudo o que nasce-se dos rebanhos de Labão que fossem salpicados, malhados listrados ou escuros, pertenceriam a Jacob.
Labão avarento que era e como sabia que a probabilidade de nascerem ovelhas deste tipo era baixa, achou que este seria um óptimo negócio e aceitou de imediato.
Jacob então aplicou uma estratégia estranha mas que resulta em cheio.
Ele pega numas certas varas descascando-as de forma a ficarem listradas. Depois,  na altura em que as ovelhas concebiam, colocava essas varas nos bebedouros. As ovelhas ao beberem fixavam os olhos nessas varas.
Isso então produzia um efeito no subconsciente das ovelhas, fazendo que as crias nascessem com riscas, malhadas ou escuras.

O facto de verem repetidamente ao dia esta imagem  quando bebiam, acabou por causar este resultado.

Estes estímulos subliminares dirigidos aos olhos das ovelhas eram remetidos depois ao seu ventre e interferiam na genética das suas crias.

Moral da história: Podemos daqui tirar várias lições, mas o que queria que  extraíssemos desta passagem é que se os nossos olhos fixarem repetidamente certas cenas ou imagens, acabaremos por “gerar” alguma coisa à imagem daquilo que vemos.

É isto que o mundo e Satanás estão hoje em dia a fazer com os homens. Usando as chamadas mensagens subliminares.

Coisas que quase nem nos apercebemos e que passam frente aos nossos olhos, mas que por tantas vezes as vermos acabam por produzir efeito em nós.

O mesmo acontece com o “merchandising”.

Merchandising é a promoção de produtos ou mercadorias disfarçadamente sem fazer uma alusão declarada.

Existem leis que regulam o tempo de publicidade e até proíbe publicidade a certos produtos, como p.ex. ao álcool e tabaco, etc.

Perante estas limitações os fabricantes e vendedores encontram nos meios audiovisuais como a TV, filmes e revistas etc. uma forma de ultrapassar o problema.

Os produtos aparecem dentro dos filmes e das novelas, etc.

Os personagens aparecem nas imagens usando este ou aquele tipo de automóvel, aquela marca de tabaco, bebendo este ou aquele Whisky, a roupa da moda, e resulta sempre.

Sem que nos apercebamos ao vermos esses filmes e novelas ou essas imagens, a nossa tendência é para imitarmos as vedetas e ídolos do ecrã e começarmos a vestir, beber ou comer segundo os seus padrões.

Isto está provado cientificamente ser assim e os especialistas usam estes estratagemas para nos manipularem.

Para finalizar, queria falar sobre o que fazer para não sermos arrastados por esta tão grande força que através dos nossos olhos nos quer arrastar e afastar de Deus e das coisas que são da Sua vontade.

Tomar muito cuidado com o que os nossos olhos vêem.

Se os nossos olhos forem mais fortes do que nós, devemos pedir auxílio ao Senhor. Pela nossa força não é possível vencer.

O Senhor numa noutra altura falando do perigo que é alguém ser lançado  no inferno e disse: “Se o teu olho te escandalizar, arranca-o... (Mt. 18:9)

Se nos for preciso devemos ser radicais e cortar o mal pela raiz. Não é procurando resolver as coisas muito suavemente que resolvemos os problemas graves.

Quando se trata do pecado, ele tem de ser eliminado rápida e definitivamente.

A melhor solução para todos os problemas e principalmente para o caso da protecção do nosso olhar é seguir o conselho do salmista que encontramos no Salmo 25:15 “Os meus olhos estão postos contínuamente no Senhor, pois Ele tirará do laço os meus pés”

É olhando constantemente para o Senhor que somos salvos de pecar ou cair nos laços de Satanás.

Para concluir: A pregação da palavra de Deus tem por fim anunciar a salvação que Deus quer dar ao homem por meio do Senhor Jesus Cristo.

Quero dizer as últimas palavras para alguém que eventualmente ainda não tem esta salvação que o Senhor Jesus veio realizar a este mundo, sendo crucificado numa cruz.

Esta salvação é oferecida por Deus a todos os homens gratuitamente, mas tu precisas de a pedir a Deus.

Deus está oferecendo-te esta salvação que é completamente gratuita, mas terás de ser tu a decidir e dizeres a Deus se a queres ou não. Deus não te forçará a seres salvo.

Porém, pensa por um pouco no teu bem. Este bem que será para todo o sempre, em que a tua decisão vai fazer a diferença de qual vai ser o teu destino eterno. Se estar junto com Deus ou separado dEle para sempre no inferno.
Deus apenas espera o teu pedido. Não sejas louco deixando isso para mais tarde, pensando que não vai faltar tempo e ocasião para o fazer.

Quem sabe se será esta a última oportunidade para o fazer.
Não desperdices a ocasião e pede hoje mesmo a Deus que salve a tua alma.

Que Deus te abençoe e ajude a buscar a salvação enquanto é tempo.  Amén.

Carlos A. Oliveira
2008

 
© 2007 Igreja Evangélica em Algeriz