powered_by.png, 1 kB
A FÉ PDF Imprimir e-mail

Hebreus 11:1
Desejo reflectir um pouco convosco sobre a fé.
Seriam  necessárias várias mensagens para se dizer o necessário sobre este assunto, mas dentro do tempo disponível,  vamos ver apenas alguns aspectos sobre a  fé.

Irei começar por falar de  TIPOS DE FÉ.

Sabemos, e a Bíblia nos diz, que há uma só fé. Embora a passagem a que me refiro seja uma alusão a fé doutrina, também poderemos falar de uma só fé no aspecto de crença - confiança.

Como sabemos no mundo existem muitos tipos de crenças, e a cada crença está associada uma fé.

Dentro deste princípio, temos então, vários tipos de fé.

Mas quando falo da fé refiro-me à verdadeira. Então,  como verdadeira só existe UMA fé.
 
Mas para sabermos qual a verdadeira fé, teremos de analisar aquilo que não é fé verdadeira, para depois então sabermos distinguir entre o que é realmente fé, e o que por vezes mesmo embora chamem de fé, não pode ser considerada como tal.

1 – FÉ NATURAL

Este é um TIPO de fé que todos tem, até mesmo os ateus e todos aqueles que dizem não acreditar em nada.

Este tipo de fé está baseado tão-somente em nossos sentidos.

p. ex. quando nos sentamos numa cadeira, fazemo-lo naturalmente sem previamente analisar a robustez da cadeira, porque acreditamos que ela vai aguentar o nosso peso.

Ninguém antes de se sentar hoje aqui tomou esse cuidado, isto porque teve fé que a cadeira era suficientemente forte e também nas pessoas responsáveis por este local. Por estes 2 motivos todos nos sentamos sem a mínima preocupação.

O mesmo sucede quando se toma um transporte. Seja o avião, o autocarro, o Táxi, o carro de um amigo, etc.

Entramos e sentamo-nos descansados, tendo fé no veiculo e no condutor, crendo que iremos até ao destino sem problemas. Se não fosse essa fé, com toda a certeza que nos recusaríamos a tomar aquele transporte.

Quando estamos doentes depositamos fé no médico que nos consulta e nos medicamentos que nos receitará.

Temos fé também no nosso patrão a respeito do ordenado, e é por isso que trabalhamos o mês inteiro para recebermos só no final…

Estes são só alguns exemplos para percebermos que toda a gente possui esta fé natural, e que no fundo é a fé que move o homem, ainda que não passe de uma fé natural.

2 – Um outro tipo de fé, e é dessa que nos importa falar, é a FÉ do tipo - FÉ EM DEUS.

Esta fé já é de outra espécie. Já não tem por base os nossos sentidos ou sentimentos, mas terá de ser baseada totalmente na Palavra de Deus, a Bíblia.

Ouvimos muitos falando da sua fé e até dizem que tem muita fé, mas quando os ouvimos fundamentar  a sua fé, vemos que tal fé está erradamente aplicada, por não se basear totalmente na palavra de Deus.

Temos de admitir que certas pessoas por aquilo que fazem e se empenham em praticar tem de ter uma grande fé, por vezes bem maior que a dos verdadeiros crentes, mas como não tem base na Bíblia, deixa de ter qualquer valor.

A fé não pode limitar-se a crer em determinadas coisas que diz a palavra de Deus, achando que noutras poderá não crer, ou que se poderá crer em outras coisas que Deus não diz.

Alguns tentam ter uma fé assim, mas fé no conceito bíblico terá de ser o de acreditar e confiar a 100%, só naquilo que Deus diz nas Escrituras.

Aquele que acredita, mesmo que a 99%, isso deixa de poder chamar-se de fé, porque onde há dúvida, para Deus esta fé não existe.

p.ex. alguém diz: eu acredito 99% que Deus existe.
Será que isto é acreditar que Deus existe?  Não! 

Há muitas coisas que para nós acreditar 50% ou 99%, isso não é importante nem terá muita influencia, mas a respeito da fé a  respeito de Deus e das Suas coisas, não se pode ter menos fé de 100%.

Uma outra coisa acerca desta fé, é que ela não é só um acto intelectual como aceitação de um facto, mas como explica a Bíblia, ela terá de estar associada com uma prática condizente com a crença que se tem.

p.ex. a meditação na palavra de Deus, falar dela a outros, obedecer ao que ela ordena, tal como; abster-se do pecado, amar o próximo, fazer o bem…

Sem que haja uma fé que seja activa, essa fé é como diz Tiago, uma fé morta. Logo, sem utilidade.

3 - GRAUS DE FÉ

Depois de analisarmos tipos de fé para chegarmos à conclusão sobre qual a verdadeira fé, passemos agora a falar de GRAUS de FÉ.

a) Primeiro, existem os sem fé.

O Senhor Jesus quando iniciou o Seu ministério terreno escolheu 12 homens para serem Seus discípulos. Antes de ir à cruz, um deles traiu-o.

Depois atormentado pelo seu remorso, este discípulo enforcou-se. Passaram a ser 11 os discípulos.

Quando ressuscitou, Jesus apareceu aos Seus discípulos, mas só estavam presentes 10, faltava Tomé (João 20:24-29). Os outros contaram a Tomé a novidade de que Jesus ressuscitara e estivera com eles.

Tomé não acreditou e disse: “ se eu não VIR o sinal na Suas mãos e nos pés, e não METER a mão no Seu lado furado, de modo nenhum o crerei.”

Uma semana depois Jesus volta a aparecer no mesmo local, estando já Tomé presente.

Jesus dirigiu-se a Tomé e disse-lhe: “Vem cá Tomé. VÊ as minhas mãos e os meus pés. Agora METE a tua mão no meu lado… Não sejas incrédulo, mas crente”

Tomé ficou muito embaraçado e caiu aos pés de Jesus e o adorou.

Jesus então disse a Tomé e aos demais: “bem-aventurados os que crêem sem ver”

Os que esperam ver para depois crerem, esses não tem fé.

Fé é crer sem ver, ou sentir.

Se tu és um dos que tens ouvido falar da palavra de Deus, mas colocas como condição para creres nessa palavra, teres de ver algo que te comprove essa mesma palavra, tu ainda és incrédulo, não tendo fé.

Fé foi e sempre irá ser, crer sem nada ver. Por isso é que Paulo diz: “andamos por fé e não por vista”, pois andar por vista já não é andar por fé.
b) FÉ PEQUENA OU POUCA FÉ.

A partir de agora  já podemos falar em graus de fé.

Lucas 12:22-31

O Senhor Jesus certa vez falando aos discípulos dizia-lhes para não ficarem apreensivos e preocupados quanto a esta vida, pela comida, pelo corpo ou pelo vestir.

A seguir deu-lhes o exemplo dos pássaros e dos lírios dos campos que apesar de não semearem coisa alguma, Deus cuida deles, e depois acrescentou:

O mesmo Deus que cuida assim dos pássaros e das plantas, não fará isto muito mais convosco, homens de POUCA FÉ? Buscai primeiro o reino de Deus, e as outras coisas vos serão acrescentadas.

Quando nós nos preocupamos demasiadamente com as nossas coisas respeitantes à vida terrena, e esquecemos as coisas e necessidades espirituais que temos, então a isto Jesus chama de POUCA FÉ.

Mateus 14:27-31  - Em outra ocasião os discípulos por ordem de Jesus estavam indo de barco. Ao anoitecer veio um vento forte e o mar ficou bravo.

A dada altura quando estavam aflitos o Senhor Jesus foi ter com eles caminhando sobre as águas e eles ainda mais se assustaram pois pensavam ser um fantasma, mas Jesus os tranquilizou dizendo que não temessem pois era Ele.

Pedro o sempre afoito em falar e pôr à prova o Senhor, disse: “ se és Tu Senhor, manda-me ir ter contigo”.

Jesus disse a Pedro: “vem”. Pedro começou a caminhar sobre a água, mas momentos depois sentindo a força do vento, teve medo começando a afundar-se. Então aflito clamou: “Senhor, salva-me”

O Senhor agarrou a sua mão e disse-lhe: “homem de POUCA FÉ, porque duvidas-te?

Enquanto Pedro olhou para Jesus, a sua fé estava em Jesus, então ele andava sobre as águas.

A partir do momento que ele tira os olhos de Jesus começando a olhar para as dificuldades, dando lugar ao medo, ele começa a afundar-se.

Temos pequena ou pouca fé quando deixamos de olhar para Aquele que tem poder sobre todas as coisas; mesmo sobre os ventos e tempestades que nos possam surgir, e damos maior importância e tememos esses ventos que nos surgem sejam eles quais forem.

Para continuarmos andando sobre os problemas, precisamos manter a confiança em Jesus, venha o que vier que nos amedronte, nunca devemos deixar de manter fixa a nossa fé em Jesus.

c) FÉ GRANDE

Mateus 8:5-13  Como há a fé pequena, também existe a fé grande.

Certa vez um homem Romano socialmente importante, veio ter com Jesus intercedendo por um dos seus criados que estava à morte.

O Senhor disse ao homem que sim, que iria a sua casa e curaria seu criado.
Então este homem disse para Jesus: “Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, diz UMA só palavra, que o meu criado sarará”.

Por outras palavras o homem estava dizendo: Senhor, eu sei que teu poder è ilimitado, que não será preciso vires a minha casa, basta a Tua palavra e o meu criado ficará curado”

O Senhor Jesus ficou maravilhado com a fé deste homem, e virando-se para os que o seguiam disse: “Nem em Israel encontrei tamanha fé”.

Este homem Romano sabia e acreditava que aquilo que o Senhor Jesus ordena-se pela Sua palavra iria acontecer. Tão simples quanto isto.

Ter GRANDE FÉ, não consiste em se fazerem coisas muito vistosas, dizerem-se palavras muito bonitas, é simplesmente crer como este homem creu.

Ele olhava para o problema daquele seu criado, que era enorme. Ao mesmo tempo olhava para Jesus, vendo nele alguém maior que aquele problema, e que o podia resolver com uma simples palavra.

Depois do que reflectimos até poderíamos fazer muito facilmente um teste ao tipo e ao grau da nossa fé.

p.ex. Se a nossa fé apenas se baseia em nossos sentidos, então ela é apenas uma fé natural, igual à de todas as outras pessoas.

Se somos como Tomé, acreditando só depois de vermos, então não temos fé alguma, somos ainda incrédulos.

Se temos uma fé que se baseia no que diz a palavra de Deus em sua totalidade, e se depois essa fé se traduz produzindo em nós acção prática dos seus ensinos, então temos fé a sério, a única válida e verdadeira.

Se como os discípulos tenho fé, mas vivo preocupado esquecendo-me que sou um filho de Deus, e de que não devo dar demasiada importância às coisas terrenas,  e que estou dando  tão pouco valor às espirituais. Ou se como Pedro olho mais para os perigos e problemas e deixo de olhar para Jesus. Então eu tenho uma fé pequena.

Só quando creio como aquele Centurião Romano, que não olhava o problema como algo sem solução, mas coloca a sua total confiança em Jesus e na Sua palavra, então só aí, a minha fé passa a um grau de GRANDE.

A fé é aquilo que tem a maior importância na vida de todos os homens.

Sem ela ninguém poderá ser salvo.

Não é a fé que salva como diz o povo, mas como diz em Efésios 2:8. “pela graça sois salvos, por meio da fé…”

É a graça de Deus que salva, mas necessitamos da fé para que sejamos levados a alcançar essa graça.

A partir daí há a necessidade de sustentar e aumentar a fé.
Rom. 10:17 diz-nos que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.

Precisamos disto continuamente. Quem não ouve a palavra de Deus está a matar a sua fé. Está a assassinar sua fé.

Fé é o elemento principal para se alcançar uma verdadeira relação com Deus. Sem fé não é possível agradarmos a Deus e aproximarmo-nos dele.

Só pela fé é que entendemos as coisas espirituais que respeitam a Deus.

Se achas não ter esta fé e a desejas, volve a tua oração para Deus pedindo-a.

A Bíblia diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rm. 9:13)

Se creres de todo o coração no que diz a Bíblia, poderás ter esta certeza hoje mesmo e aqui, pois Deus promete que todo que vai a Ele com fé, não será rejeitado.
Deus te  abençoe. Amén

Carlos A. Oliveira
Julho 2006

 
© 2007 Igreja Evangélica em Algeriz